Curiosidades diversas!

Aqui é a página curiosidades diversas que estou descobrindo ao longo da minha gestação!!


O que acontece no primeiro trimestre da Gravidez
Durante esta etapa produz-se a organogénese completa (formam-se o corpo, os membros, a cabeça e todos os órgãos internos). Por isso, é muito importante que neste período a mamãe não tome medicamentos nem se exponha a outros factores de risco.
10 dias depois da fecundação
O embrião mede apenas um milímetro e já está totalmente implantado no endométrio.
Semana 5 da Gravidez
A mulher percebe a falta da menstruação.
Semana 6 da Gravidez
O pequeno coração do embrião começa a bater. Formam-se os pulmões e o tubo neural, que mais tarde dará origem ao cérebro e à espinha dorsal.
Semana 8 da Gravidez
Através da ultrasonografia já é possível observar o botão embrionário que mede aproximadamente 10 a 14 mm.. E também o seu coração: uma luzinha intermitente.
Semana 9 da Gravidez
Nesta semana o embrião cresce muito: chega a medir entre 17 e 22 mm: praticamente duplica o seu tamanho e seu peso. Se efetuássemos uma ultrasonografia, poderíamos verificar que o pequenino ser já se move, embora a sua mamãe ainda não o note (em breve sentirá os famosos "chutes", por volta do quinto mês).
Semana 10 da Gravidez
Continua a crescer, mas não tanto como aconteceu na semana anterior. Agora mede cerca de 3 cm. Começa a distinguir-se a cabeça, o corpinho, e a esboçarem-se os membros. Durante o primeiro trimestre, a cabeça do bebê regista um crescimento muito rápido, e é consideravelmente maior do que o resto do corpo.
Começa a modelar-se o rosto e a formarem-se os futuros dentes de leite. Os órgãos internos que irão dar origem aos grandes sistemas (digestivo, urinário, circulatório, pulmonar, sistema nervoso central e periférico, pele e anexos) continuam o seu desenvolvimento. Os movimentos tornam-se mais frequentes.
Semana 11 da Gravidez
O embrião muda de nome: a partir desta semana chama-se feto. O seu tamanho é de 4 cm, mas se pudéssemos esticá-lo (está dobrado) comprovaríamos que o seu tamanho é de aproximadamente 5,5 cm. Os principais órgãos encontram-se definidos e em desenvolvimento.
A cabeça encontra-se inclinada para a frente e o seu tamanho é semelhante ao do corpo inteiro, proporção que se manterá até ao final do terceiro trimestre. Os dedos das mãos e dos pés têm unhas moles. O nariz já está formado, mas os orifícios nasais estão obstruídos por pele.
No segundo trimestre da Gravidez
Para a mamãe, a etapa que abrange desde a semana 12 até à 24, é bastante agradável. Sente-se muito melhor: ficaram para trás as náuseas, os vômitos e outras más disposições, assim como os fantasmas de um aborto espontâneo.
No primeiro trimestre, tanto o tronco como os membros crescerão mais do que a cabeça; o feto deixará de ser tão "cabeçudo" e começará a adquirir características similares às que terá ao nascer.
Semana 12 da Gravidez
O feto mede 5 cm, e esticado, 7,5 cm. Já é capaz de movimentar os braços e as pernas. Também pode fechar e abrir as mãos. Continuam a modelar-se os traços do rosto.
Formam-se os folículos pilosos que darão origem aos pêlos. O pequenino já tem cílios, embora ainda permaneçam fechados.
Semana 13 da Gravidez
O seu tamanho é de 6 cm de comprimento, e de 8,5 esticado. A cabeça equivale à terça parte do comprimento do corpinho. Começam a formar-se os ossos, em princípio num tecido cartilaginoso, que irá calcificar-se. O rosto continua a definir-se.
Semana 14 da Gravidez
Nesta semana, a medida do feto é já de 10 cm. Começam a formar-se os músculos.
Semana 15 da Gravidez
Geralmente neste mês solicita-se uma ultrasonografia completa para observar minuciosamente o bebê. Diferente da primeira ultrasonografia, que só mostrava uma luzinha, agora já se vê algo mais semelhante a um bebê.
Se o bebê permitir, já é possível reconhecer o seu sexo. Também poderemos verificar que está numa posição diferente, "nadando" no líquido amniótico. Os movimentos que realiza são espontâneos e vigorosos, e o líquido amniótico serve-lhe de protecção natural para amortecer qualquer pancada e mantê-lo isolado.
O bebê já tem um comprimento de 8 cm da cabeça ao cóccix, e 12 cm no total, e ocupa dois quintos do útero. A cabecinha mede aproximadamente 3 cm. Os ossos continuam a calcificar-se. Pode abrir e fechar a boca. Engole líquido amniótico e elimina-o através da urina.
Semana 16 da Gravidez
A pele do bebêé de cor avermelhada, está enrugada e coberta de lanugo, uma penugem fina que reveste o seu corpo e que conservará praticamente até ao nascimento (embora alguns bebés ainda nasçam com um pouquinho de penugem). Apesar de já ter vários centímetros, pesa apenas 130 gramas.
Nesta altura, o útero já cresceu o suficiente e excede os limites dos ossos da pélvis, pelo que a gravidez começa a tornar-se visível: aparece a "barriguinha", que é mais evidente nas mulheres que já tiveram outro filho anteriormente, porque naquelas que vão ter o seu primeiro filho os músculos estão mais firmes, a pele nunca foi esticada nem o útero distendido.
Semana 19 da Gravidez
Começa a crescer o cabelinho, as sobrancelhas e os cílios.
Semana 20 da Gravidez
O bebê mede cerca de 25 cm e pesa 350 gramas. Forma-se o vernix caseoso, uma substância esbranquiçada que cobre e protege a pele do beêé, e que o ajudará a atravessar o canal de parto. Os movimentos são cada dia mais vigorosos.
Semana 24 da Gravidez
O bebé já está mais crescido e começam a sentir-se os típicos "chutes", uma sensação única que confirma - dia a dia - a sua presença dentro da barriga da futura mamãe. Cada vez se parece mais com um bebê.
É capaz de ouvir nitidamente, a tal ponto que pode chegar a assustar-se face a ruídos muito fortes. A pele vai adquirindo maior espessura. Já pode abrir as pálpebras. Mede mais ou menos 28 centímetros, e pesa entre 550 e 600 gramas.
O final do segundo trimestre da gravidez marca a diferença face à possibilidade de sobrevivência fora do útero. Se nascesse antes da semana 24, o bebê não teria praticamente nenhuma probabilidade de sobreviver, mas poderia consegui-lo depois desse momento, e as probabilidades aumentam à medida que avança a gestação.
Quanto mais próximo da data provável do parto se produzir o nascimento, melhor será o prognóstico.
E no terceiro trimestre da Gravidez
A barriga é mais visível, sente contracções e na sua cabeça começam a surgir muitas dúvidas: saberei quando o momento chegar? O que terei de fazer quando o saco se romper? Como decorrerá o parto?.
Esta é também a etapa de maior entusiasmo: é preciso preparar tudo para a chegada do bebê, o enxoval, decorar o seu quartinho, escolher o berço. Enquanto a mamãe faz estes planos, o seu bebê continua crescendo.
Triplica o seu peso e ocupa um espaço proporcional. Já está todo formado, só lhe falta maturação e continuar a crescer.
Isto faz com que a sua barriga semana a semana seja mais proeminente, de maneira que o seu apetite, neste trimestre irá aumentar - e é verdade - cerca de 60% dos quilos de toda a gravidez. Por isso, é importante que não engorde muito nos meses anteriores.
Semana 25 da Gravidez
O corpinho observa-se cada vez mais proporcionado e cheio. Atinge um peso de 700 gramas e um comprimento de mais de 30 centímetros. Continua o desenvolvimento pulmonar e ósseo. Formam-se as vértebras.
Semana 26 da Gravidez
O seu peso calculado é de 780 gramas, e o comprimento é de 32 centímetros. Já pode ouvir (a voz da sua mamãe, os batimentos do seu coração, os ruídos da digestão, os sons externos).
Semana 27 da Gravidez
Agora atinge um peso de 900 gramas e mede cerca de 34 centímetros. O cérebro continua a crescer. Os pulmões continuam a desenvolver-se. A pele está muito enrugadinha.
Semana 28 da Gravidez
Chega a pesar 1,2 quilos. Já se formaram as sobrancelhas e algum cabelo. Os olhos já estão completamente formados. O seu corpinho vai-se arredondando cada vez mais.
Semana 29 da Gravidez
Costuma medir 35 centímetros e pesar 1.160 gramas. A cabeça já é proporcional ao resto do corpo. Continua a acumular gordura debaixo da pele, e continua a "arredondar-se".
Pode movimentar os olhos e é sensível à luz. Elimina diariamente cerca de meio litro de urina no líquido amniótico (engole o líquido amniótico e urina-o).
Semana 30 da Gravidez
O seu comprimento é de mais ou menos 37,5 centímetros e o seu peso é de 1.360 gramas aproximadamente. O lanugo começa a desaparecer. O bebê já abre e fecha os olhos.
As unhas dos pés continuam a crescer. A medula óssea produz os glóbulos vermelhos do sangue. A grande maioria dos bebês adopta a posição cefálica por volta desta semana, ou seja, coloca-se de cabeça para baixo, e assim permanecerá até ao momento do parto.
Claro que existem alguns mais rebeldes que não o fazem, e decidem que é muito mais cómodo esperar sentado.
Semana 31 da Gravidez
Já pode pesar 1.500 gramas e medir mais de 38 centímetros. Como cada vez existe mais gordura por debaixo, a pele deixa de ser tão avermelhada e passa a ficar mais rosadinha.
As unhas das mãos cresceram tanto que chegam até a borda dos dedos. Os cabelos também continuam a crescer.
Semana 32 da Gravidez
Agora o feto pesa cerca de 1.800 gramas e mede 40 centímetros ou mais. Os cinco sentidos já funcionam bem. Se fizéssemos uma ultrasonografia talvez pudéssemos vê-lo enquanto chupa o dedo. Ah!, e também tem soluços.
Depois da semana 32, o bebê começa a fabricar surfactantes, uma substância que ajuda à maturação pulmonar, indispensável para a sobrevivência.
Semana 33 da Gravidez
A pele já está rosadinha. É a semana em que há maior quantidade de líquido amniótico em toda a gravidez. A cabeça cresce um centímetro devido a que o cérebro aumentou de volume.
Semana 34 da Gravidez
O peso médio é de 2 quilos, e a medida é de 42 centímetros. Quando está acordado tem os olhos abertos, e fecha-os enquanto está a dormir. As unhas das mãos estão muito compridas e afiadas.
Semana 35 da Gravidez
Pesa 2.100 gramas e mede mais ou menos 45 centímetros. Cada vez tem menos espaço para movimentar-se. Nos meninos, é altura para os testículos descerem.
Semana 36 da Gravidez
Por volta desta semana os bebês começam a crescer a um ritmo diferente, e à medida que se aproxima a semana 40, as diferenças acentuam-se. Em média, costumam pesar cerca de 2.450 gramas e medir 46,5 centímetros. Estão muito mais gordinhos.
Semana 37 da Gravidez
A maioria dos bebês pesa à volta de 2.900 gramas e mede 49 centímetros. Quando existe luz forte, volta o rosto. Começa a treinar alguns movimentos respiratórios.
Semana 38 da Gravidez
Nesta semana, o bebê aumenta cerca de 30 gramas por dia, o que significa que ao fim destes sete dias pode pesar 3.100 gramas.
Semana 39 da Gravidez
Está pronto para sair! Os pulmões continuam a amadurecer e preparam-se para a respiração. O bebê está cada dia maior (pesa 3.200 gramas) e o espaço começa a ficar escasso: quase não tem lugar para movimentar-se.
Semana 40 da Gravidez
Em teoria, nesta semana a gravidez chega ao fim. O peso médio é de 3.450 gramas e a altura, 50 centímetros. A substância esbranquiçada que reveste o corpo do bebê já desapareceu quase completamente, embora uma parte permaneça. O mesmo acontece com o lanugo, essa penugem fina que reveste o corpo do bebê.

Teste - Calculadora do sexo do bebê rsss babycenter:

Obrigado por fazer o teste. Aqui estão seus resultados:

.


Você tem chance de ter menina!

Com base nas suas respostas, as pesquisas mostram que sua probabilidade de ter uma menina é ligeiramente maior que a de ter um menino.



Exames solicitados pelo Dr. Fábio.
Coleta no dia: 06/01/2012 - Em andamento...

Glicose  - Resultado: - Valor de referência:
Ácido Úrico:   - Resultado: - Valor de referência:
Cálcio:   - Resultado: - Valor de referência:
Colesterol Total:   - Resultado: - Valor de referência:
Creatinina:   - Resultado: - Valor de referência:
Gama GT:   - Resultado: - Valor de referência:
TGO:  - Resultado: - Valor de referência:
TGP:  - Resultado: - Valor de referência:
Triglicerides:  - Resultado: - Valor de referência:
Uréia:  - Resultado: - Valor de referência:
Hemograma Completo:  - Resultado: - Valor de referência:
Parcial de Urina:  - Resultado: - Valor de referência:
CA 125:  - Resultado: - Valor de referência:
CEA:  - Resultado: - Valor de referência:
Estradiol:  - Resultado: - Valor de referência:
Insulina:  - Resultado: - Valor de referência:
Hormônio LH:  - Resultado: - Valor de referência:
Prolactina:  - Resultado: - Valor de referência:
Rubéola IgG:  - Resultado: - Valor de referência:
T4 Livre:  - Resultado: - Valor de referência:
Toxoplasmose IgG:  - Resultado: - Valor de referência:
Toxoplasmose IgM:  - Resultado: - Valor de referência:
Hormônio TSH:  - Resultado: - Valor de referência:
Urocultura c/ antibiograma:  - Resultado: - Valor de referência:
Proteína C Reativa PCR:  - Resultado: - Valor de referência:
VDRL:  - Resultado: - Valor de referência:
Alfa Fetoproteína:  - Resultado: - Valor de referência:
Androstenediona:  - Resultado: - Valor de referência:
Chlamydia Trachomatis IgG:  - Resultado: - Valor de referência:
DHEA:  - Resultado: - Valor de referência:
DHEA - S:  - Resultado: - Valor de referência:
Testosterona Livre:  - Resultado: - Valor de referência:


______________________________________________________________________
Exame iniciados no dia 15/12/2011:

US Seriada (4 ecos) e os resultados foram:

D.U.M - 04/12/2011

Dia: 15/12/2011 - Exame realizado no 12 dia do ciclo menstrual

- Útero medindo 6,7 x 4,4 x 3,8 cm, com volume de 58,6 cm/quadrado;
- Endométrio com aspecto peri-ovulatório com espessura de 1,1 cm;
- Ovário direito medindo 3,9 x 2,7 x 2,2 cm com volume de 12,9 cm, destacando-se folículo dominante que mede 0,9cm.

Dia: 17/12/2011 - Exame realizado no 14 dia do ciclo menstrual
- Útero medindo 7,7 x 4,3 x 4,0 cm, com volume de 71,8 cm/quadrado;
- Endométrio com espessura de 1,27 cm;
- Ovário direito medindo 4,4 x 2,8 x 2,7 cm com volume de 16,5 cm, destacando-se folículo dominante que mede 1,8cm.



Dia: 19/12/2011 - Exame realizado no 16 dia do ciclo menstrual
- Útero medindo 7,7 x 4,5 x 4,2 cm, com volume de 76,1 cm/quadrado;
- Endométrio com aspecto regular apresentando espessura de 1,27 cm;
- Ovário direito medindo 4,2 x 2,8 x 2,6 cm com volume de 16,6 cm, destacando-se folículo dominante que mede 2,1cm.



Dia: 21/12/2011 - Exame realizado no 18 dia do ciclo menstrual
- Útero medindo 7,7 x 4,5 x 4,2 cm, com volume de 76,1 cm/quadrado;
- Endométrio de aspecto trilaminar com espessura de 1,46 cm;
- Ovário direito medindo 4,3 x 2,7 x 2,7 cm com volume de 17,1 cm, destacando-se folículo roto que mede 1,9cm.

Conclusão: Sinais ecográficos de ovulação à direita entre o 16 e 18 dia do ciclo menstrual.
______________________________________________________________________

Dia 22/02/2011

TSH - Resultado: 2,42 UI/mL - Referência: 0,35 a 5,50 UI/mL
T4 - Resultado: 1 ng/dL - Referência: 0,79 a 1,76 ng/dL
Estradiol: Resultado: 61,6 pg/mL - Referência: 18,9 a 266,0 pg/mL
Prolactina: Resultado: 13,48 ng/mL - Referência: Feminino - 1,9 a 25,0 ng/mL
Progesterona: Resultado: 0,30 ng/mL - Referência: Fase Folicular 0,15 a 1,40 ng/mL

_______________________________________________________________________

Dia 08/11/2010

Creatinina - Resultado - 0,6 mg/dL - Referência: 0,6 a 1,1 mg/dL
Hemograma: OK
Beta Estradiol - Resultado: Inferior a 7 - Referência: Fase folicular: 18,0 a 247,0 pg/mL
Ferro Sérico: Resultado - 96 ug/dL - Referência: 37 a 145 ug/145 ug/dL
Ferritina: Resultado - 41 ng/mL - Referência: 10,00 a 291,00 ng/mL
Prolactina: Resultado - 27,94 ng/mL - Referência: Acima de 13 anos : 2,8- a 29,20 ng/mL
Progesterona: Resultado - Inferior a 0,11 - Referência: Fase folicular: 0,15 a 1,40 ng/mL

_______________________________________________________________________

Dia 28/08/2010

Hemograma - OK
VHS (Eritrossedimentação) - Resultado: 13 mm - Referência: 0 a 20 mm
Hormônio Tiro-Estimulante (TSH): Resultado: 1,72 UI/mL - Referência: Acima de 12 anos - 0,5 à 5,0 UI/mL
T4 Total: Resultado: 10,4 ug/dL - Referência: Acima de 14 anos - 5,1 - 13,5 ug/dL
Ferro Sérico: Resultado: 82 ug/dL - Referência: 37 a 145 ug/dL




Voltar ao início!

E-familynet.com Ticker

Melhores amigas virtuais!